Livro de Victor Viana. O Menino do Guarda Chuva - Uma Historia de Búzios.

Livro de Victor Viana. O Menino do Guarda Chuva - Uma Historia de Búzios.
Já a venda ( clique na imagem) R$ 5,40

sábado, 26 de junho de 2010

Erros são acertos ( Victor Viana )


Erros são acertos Sim, a idéia está calcada na utilização de nossas próprias deficiências para criar uma expressão artística legitima. Há pessoas que são em alta medida eruditas e trabalham a partir de um ideal de perfeição, na maioria das vezes vindo dos ideais gregos e estendendo-se ao Renascentismo e coisa e tal. É importante citar as influencias; havia em nossa mente adolescente ( através da grade curricular das escolas de segundo grau publicas ) as contribuições dadas pela semana de 22, como o uso de pleonasmos, cacofonias, bairrismos lingüísticos...mas nunca nossas influencias podem ser avaliadas somente pelo que líamos por prazer ou obrigação. È importante entender o que ouvíamos, as letras de musica são chave que abrem bem as portas do que intuímos com esses passos. Podemos dar como exemplo as pronúncias regionalistas das letras de Zé Ramalho e Geraldo Azevedo ou o carioquez com palavras inventadas de Luiz Melodia passando por coisas de Rap e por ai vai...
Eu me lembro que eu gostava bastante de ir, enquanto andava de ônibus, olhando as frases pixadas nos muros e anotava as que me chamavam a atenção não somente pelo conteúdo mas também pelos erros de ortografia ou concordância que davam um charme todo especial a frase. Eu que eu posso mais dizer sobre esse passo? Posso dizer sobre mim; Trabalho a partir de minhas imperfeições, sou extremamente errôneo em minha escrita formal ( alem de ser dislexo ), sempre gostei mais da interpretação do texto ( Que dava menor nota) que do estudo da gramática ( Que dava a maior nota), por isso optei ( Ou não) por trabalhar com os erros, amá-los até. Mas é evidente que escrever errado simplesmente errado não faz de alguém artista. È preciso justamente desta consciência de que “erros são acertos” e trabalhar nisto. Isso se reproduz nas artes plásticas, o que se considera errado se torna o a arte certa ( Vide a obra de Naldo Marquez em www.clicfolio.com/naldomarquez como também se pode dar na musica popular, o violão de Jorge Benjor ( A minha geração conheceu ele já com o “jor” no final) foi classificado como tocado de forma errada e está certo, não está!? Mas é evidente que sempre se pode caminhar para uma visão mais filosófica das coisas, mas ver a parte filosófica de “Erros são Acertos” seria muito denso ( até chato ) aqui para este espaço.


( Eu diante de um acerto )

Volte para o Bar em Búzios no Link a baixo
http://projetoexperimentalbuzios.blogspot.com/

Um comentário: